Árvore filosófica do pensamento pedagógico

Imagem de Milton Alves.
Interessante esta árvore que demonstra o desenrolar do pensamento filosófico, sob a perspectiva da aplicação dessas ideias no âmbito dos estudos pedagógicos.

Muitos desses autores não pensaram diretamente a Educação, mas seus estudos, conceitos e teorias vem contribuindo diretamente para o desenvolvimento da área.

Uma das atrações dessa árvore de pensadores é sua ramificação, ou seja, como os galhos vermelhos da esquerda representam a tendência realista (Aristotelica) e os galhos azuis representam a tendência idealista (Platônica). Outro ponto interessante é o fundamento desses teóricos a partir do momento em que o pensamento se divide com os seguidores de Socrates (origem socrática). Esse é um aspecto que, particularmente, nos chama atenção – e deve ser assim para a maioria dos pesquisadores – pois, podemos ter uma ideia da corrente filosófica que influenciou o autor que fundamenta os nosso estudos, por exemplo.

No nosso caso, não deixamos de observar a localização e a influência filosófica do Vigotski. Diante disso, ficamos pensando se não seria mais apropriado sua aproximação do galho do Marxista. Pois, Vigotski afirmou querer apreender na globalidade o método de Marx, pretendendo fundamentar e construir uma psicologia marxista.

É um movimento parecido que pretendemos nos aporximando dos conceitos de Vigotski, trazendo para fundamentar o nosso esforço em atravessar o fenômeno em direção a essencia da inclusão digital.

Se eu não me engano, não é assim mesmo que se constrói os estudos, os instrumentos, os conceitos e a ciência?

About these ads

Responderei seu comentario, obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s