Brasil tem dois mil ´telecentros´ offline

Maldita exclusão digitalComo pode um telecentro ser implementado sem conexão à internet?
Quando penso em telecentro o primeiro recurso que me vem a mente é a conectividade, um dos pilares do recurso físico, designado por Warschauer (2006) como o mais básico dos recursos necessários para uma inclusão digital efetiva. Entretanto, ao que parece, essas propostas não estão considerando nem o básico.
O que faz um telecentro (PIDs) sem internet em um município? que inclusão é esta? que tipo de inclusão ele presta? São perguntas com muitas possibilidades de respostas, mas que demonstram o atraso da agenda e políticas públicas voltadas para esta problemática em comparação às políticas supranacionais de informação. Já desconfiávamos que a mediação é difícil nesses estabelecimentos, mas 2 mil deles sem internet…, nos leva a estaca zero. Também nos faz mais facilmente entender porque as lanhauses estão sendo consideradas como as viabilizadoras da inclusão digital e as prováveis razões de seu crescimento nas periferias de grandes cidades como RJ e BH segundo MCT (2008).
Veja você mesmo a materia de Felipe Zmoginski para o INFO Online em 26/05 e tire suas percepções.

Um pensamento sobre “Brasil tem dois mil ´telecentros´ offline

  1. Infelizmente esta é uma triste realidade em nosso país. Telecentros criados com a finalidade de prestar um serviço social de extrema importãncia, face à revolução tecnológica e informática que atravessamos, cada dia mais rápido, e acabamos vendo estes locais que deveriam ser os facilitadores tanto do uso da informática como do acesso a WWW.
    Muito dinheiro publico já foi investido nestes telecentros espalhados pelo país, no entanto não há um acompanhamento sistemático das ações destas unidades.
    Deveriam ser criadas ferramentas eficientes de avaliação dos serviços prestados por estes telecentros, bem como um suporte operacional eficiente.

    Curtir

(PEÇA O SEU MÓDULO ou CERTIFICADO DO CONCITEC) Deixe seu recado (indique o que achou do curso, dúvidas ou sugestões caso haja um novo encontro): Responderei seu comentario, obrigada!