Espaço onde estão elencadas Bases Referenciais e Repositórios da área da Ciência da Informação e Educação.
LISTA DE “SOBREVIVÊNCIA” PARA A PRODUÇÃO ACADÊMICA
Drive com as normas da ABNT para os trabalhos acadêmicos:
• Ferramenta para escrita e correção de textos em inglês: https://writeandimprove.com/
• Contador de palavras repetidas:
• PDF Converter:
• Conferir se é plágio:
• Quebrar chaves de artigos pagos: http://sci-hub.hk/
• Qualis de um periódico: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf
• Dicionário de sinônimos: https://www.sinonimos.com.br/
• Dicionário de antônimos: https://www.antonimos.com.br/dor/
• Dicionário de sinônimos em inglês: https://www.thesaurus.com/
• Gerenciadores de referência / bibliotecas digitais:
• Manual super completo sobre Mendeley feito pela bibliotecária Thais Moraes: https://www.slideshare.net/ThaisMoraes7/mendeley-2017-73612874?from_m_app=android
• “Currículo acadêmico” do CNPq: http://lattes.cnpq.br/
• Base de periódicos da Capes: http://www.periodicos.capes.gov.br/
• Plataforma Brasil: http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf
• Redes sociais para pesquisadores:
• Bibliotecas digitais gratuitas:
• Tutorial de como gravar vídeo aula ou entrevistas online sem ter que baixar qualquer sofware: https://www.youtube.com/watch?v=ffQQmNiVLCQ
• Curso de Escrita e Publicação de Artigos Científicos: http://www.cnen.gov.br/images/CIN/Cursos/Curso_Escrita_Publicao_Artigo_Cientfico_Junho2017.pdf
• 9 ELEMENTOS ESSENCIAIS NO ARTIGO CIENTÍFICO: https://andrezalopes.com.br/9-elementos-essenciais-no-artigo-cientifico/
• Como utilizar o método FISH/QTCR/5SS para ler artigos científicos: http://posgraduando.com/fish-qtcr-5ss-leitura-artigos/
• O Guia Completo das Ferramentas de Pesquisa: https://blog.even3.com.br/guia-completo-das-ferramentas-de-pesquisa/
“Adaptado de Nathália Ronfini.
Outras sugestões são bem-vindas.”
Sistema para Elaborar Referencias e Citações – Mecanismo Online para Referências
Quadro das Fontes de Informação Eletrônicas – Quadro_Fontes_Profa_Barbara Coelho
Curso Fontes de Informação na WEB (Reconcitec 2014) – Apostila – Estrategia WEB para RECONCITEC
Disseretações defendidas no ICI UFBA – Texto completo.
qual o recome.da elteorico…
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TEXTOS PARA ESCRITA ACADÊMICA
• Competência comunicativa na escrita acadêmica (VOTRE et al)
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Pingback: Destaques de FEVEREIRO « Abordagem Cognitiva em Inclusão Digital
Barbara, mande-nos o modelo da norma, e algumas sugestões de questionário para a entrevista com os coordenadores da educação do campo de Baixa Grande, para a monografia.
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OBSERVATÓRIOS DA SOCINFO
(América Latina)
• ONID
• Observatorio de la Sociedad de la Información en México
• Observatório de Políticas Públicas
(Europa)
• Observatorio de Políticas de Comunicación
(África)
• Observatorio africano de las nuevas tecnologías de la información y la comunicación
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NOVOS MOTORES DE BUSCA
• Kosmix
• Wolfram|Alpha
• Bing
• Wowd (2.0)
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PERIÓDICOS
Que trazem artigos sobre temáticas ligadas à Abordagem cognitiva em inclusão digital
• BID textos universitaris de biblioteconomia i documentació – (Barcelona)
• Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação – (UFSC)
• Revista Informação e Sociedade: Estudos – (UFPB)
• Ponto de Acesso: Revista do ICI – (UFBA)
• Revista de Bibliotecología y Ciencias de la Información – (Perú)
• Revista Inclusão Social – (IBICT)
• Textos de la Cibersocied – Revista sobre el Ciberespacio desde las ciencias sociales y humanas (OCS)
• Información, Cultura y Sociedad – Publicación de Universidad de Buenos Aires (Argentina)
• La Educación – Publicación de la Organización del Estados Americanos.
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ESTATÍSTICAS
Bases de fontes estatísticas
• Centro de Estudos Sobre as TICs – Traz dados, indicadores e publicações sobre TICs no Brasil.
• Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP
• DATASUS – Dados estatísticos na área de Saúde
• IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
• SEI – Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
• Alice – Base de dados estatísticos sobre exportações e importações brasileiras desde 1989.
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DISSERTAÇÕES E TESIS
Bancos de fontes primárias (monografias, dissertações e tesis).
• Banco de Teses e Dissertações (CAPES)
• Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (IBICT)
• Biblioteca Digital da UFBA
• Digital Dissertations (ProQuest)
• Domínio Público
• Scirus ETD Search
• Electronic Theses and Dissertations Bibliography
• Banco de Trabalhos Acadêmicos da Anatel
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REPOSITÓRIOS
Os Repositórios Institucionais (RI) são sistemas de informação que servem para armazenar, preservar, organizar e difundir os resultados da produção científica de uma dada instituição, utilizando um software. Um dos softwares mais utilizado no Brasil é o DSpace (BARRETO, 2009).
• DRIVER – Confederação Européia de Repositórios digitais.
• ELIS (E-prints in library information science) – Repositorio de acceso abierto sobre Ciencia de la información.
• Repositório da Universidade do Minho – Portal RCAAP: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal.
• Coleção completa da revista Ciência da Informação – 80 exemplares publicados ininterruptamente desde 1972 do primeiro períodico da área da informação no Brasil.
• Enancib 2009
• Enancib 2008 – Repositório das comunições apresentadas em SP.
• Enancib 2007 – Repositório dos trabalhos apresentados em Salvador.
• Enancib 2006 – Repositório dos trabalhos apresentados em Marilia.
• Revistas do século 19 – Arquivo Público de São Paulo
• Anais Governo Eletrônico e Inclusão Digital
• 8a. Oficina para Inclusão Digital
• Seminário Sobre Informação na Internet
• Zappiens – Conteúdos Digitais. Vídeos científicos, tecnológicos e educacionais.
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BASES REFERENCIAIS
Pesquisa bibliográfica em fontes secundárias, isto é, acesso a referências de artigos científicos, com texto integral ou não.
• Portal de Periódicos CAPES – O Portal Brasileiro da Informação Científica
• Index Psi Contém referências de artigos de periódicos nacionais na área de Psicologia.
• DataÍndice (IUPERJ) Apresenta referências e resumos de artigos em Ciências Sociais publicados em periódicos brasileiros
• IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada Acervo especializado em economia, planejamento econômico e social e políticas governamentais
• Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP Os usuários podem obter os trabalhos editados, que estão organizados conforme a linha editorial do Inep.
• Legislação Brasileira (Senado Federal)
• LILACS Biblioteca Virtual em Saúde
• Lista de Autoridades Governamentais – LAG Sistema profissional para consulta e gerenciamento dos contatos com as autoridades do poder público brasileiro.
• Portal do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT) Criado para oferecer soluções tecnológicas aos micros e pequenos empreendedores do Brasil.
• Publicações – COPPEAD – UFRJ. Pesquisa materiais produzidos pelo COPPEAD, como artigos, relatórios, teses, entre outros.
• Redalyc. Red de Revistas Científicas de Amárica Latina, el Caribe, España y Portugal.
• SciELO Base de Dados de textos completos científicos publicados em revistas da América Latina.
• BRAPCI – Base de Dados Referenciais em Ciência da Informação Indicado por Valdinea (ICI-UFBA).
• Enl@ce Base venezolana de información, tecnología y conocimiento.
• RUTGERS Referência Bibliográfica Virtual – Citações bibliográficas para pesquisadores.
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CATÁLOGO DE BIBLIOTECAS
Acesso ao acervo de algumas universidades brasileiras
• Universidade Federal da Bahia (UFBA)
• Centro Interdisciplinar de desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS)
• Centro de Informação e Documentação da Rede Pintadas (CDI Pintadas)
• Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
• Universidade Católica do Salvador (UCSAL)
• Universidade Salvador (UNIFACS)
OUTROS CATÁLOGOS
• Europeana
• Biblioteca Digital Mundial (UNESCO)
• Biblioteca Mário Henrique Simonsen (FGV)
• Biblioteca Central da Universidade de Brasília (UnB)
• Minerva – Base de Dados Bibliográficos da Universidade Federal do Rio de Janeiro
• SABI (UFRGS)
• Biblioteca Nacional (BN)
• Library of Congress (LOC)/ Biblioteca do Congresso Nacional (EUA)
• Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados
• Expressão Popular (Livros bons por baixo custo)
DOWNLOADS DE LIVROS
• Livros Eletrônicos de Psicologia
• 4 Shared – Downloads gratuitos de livros (nacionais e internecionais)
• Jus Free Books – Busca em 550 sites de livros gratuitos
• BIG Livros – Ebook para Download
• SCRIBD – Maior acervo de E-books no mundo.
• El Libro Total – Vários livros e audio leitura em espanhol.
DICIONÁRIOS/ MAPAS MENTAIS
• VISUWORDS – Online Graphical Dictionary
• DeltCI – Dicionário de terminologia em CI
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recebeu parte de nosso trabalho que mandei em fevereiro?
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grupo de Decivaldo Baixa Grande – Uneb
Perguntas Reformuladas
Roteiro de Entrevista com professores coordenadores que fizeram e faz parte da Implementação da Educação do Campo nas Escolas do Campo na rede municipal de ensino de Baixa grande – Bahia
1-Nome:
2-Idade:
3 –Tempo de trabalho na Educação do Campo desde que foi implantada no município?
4 – Como você entrou na educação do campo?
5 – Como se deu a sua formação para atuar na Escola do Campo?
6 – Qual o nível educacional dos professores atuantes na escola do campo de Baixa Grande?
7 – Qual a função das escolas do campo no meio rural?
8 – Para que a Educação do Campo tem cumprido a função para qual foi criada?
9 – Você consegue ver ou perceber mudanças ocorridas junto aos alunos, agricultores, jovens e comunidade que possam ser atribuídos à atividade presencial destas escolas?
10 – Faz os filhos dos camponeses compreender melhor os mecanismos da economia rural com o desenvolvimento? Como?
11 – Você consegue ver frutos deste trabalho? Enumere.
12 – Você considera a Educação do Campo boa para o desenvolvimento nas escolas de Baixa Grande?
13 – O que faz a diferença entre as escolas do campo e as outras escolas? Como se dar esta diferença?
14 – Que elementos indicadores norteiam estas escolas do campo que não são facilmente percebidas?
15 – Como a Educação do Campo tem favorecido o desenvolvimento na formentação e na busca de sustentabilidade local?
16 – Como a comunidade ver a Escola do Campo hoje?
17 – Voltando um olhar para o primeiro dia de aula e trazendo para os dias de hoje, Quais as mudanças que ocorreram na comunidade e que faz ligação com a presença desta escola? Por quê?
18 – Como profissional o que você tem de sentimentos em relação à escola, aos alunos, à comunidade e ao seu trabalho?
19 – Vale a pena trabalhar em uma Escola do Campo?
20 – Como a Educação do Campo tem reagido aos problemas a incorporação de novos professores que não passaram pelo curso de formação específica que os professores mais antigos possuem?
21 – Como você vê a possibilidade de ser implantada a Educação do Campo em todas as escolas da rede municipal de Baixa Grande? Cite vantagens e desvantagens?
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Nao conseguir fazer as leituras pedidas, pois nao conseguir abrir o material para estudo. Por favor coloque neste email decivaldo33@gmail.com fica mais facil para eu abrir.
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