Cursos e Servicos

Cursos e treinamentos no Brasil

Nosso Laboratório de Tecnologias Informacionais, sob a coordenação da professora Barbara Coelho,  dispõe de diversos serviços na área de consultoria educacionais e informacionais. Além do que postamos diariamente no blog, temos abaixo cada serviço discriminado, fique a vontade para escolher qual encaixa nas suas necessidades e entre em contato com a nossa equipe pelo telefone (79) 9600-3819 ou mesmo por email: barbaracoelho2000@yahoo.com.br

Nossos serviços:

  • Consultoria de desenvolvimento de coleções digitais e política de informação 

Essa consultoria é direcionada tanto para unidades de informação publicas e privadas (arquivos, bibliotecas e centros de documentação) quanto para o meio corporativo.

A consultoria de desenvolvimento de coleções digitais funciona como uma implementação estudada detalhadamente, objetivando a organização e visibilidade  da imagem informacional digital do cliente. Será elaborada uma entrevista,  depois é feita a análise do ambiente  físico, as necessidades e dificuldades encontradas na hora da busca e recuperação da informação, entre outros aspectos – a etapa final deste trabalho se trata da implementação de sistema adequado a demanda informacional da organização e inserção de dados conforme acordado com o cliente.

Já a consultoria de desenho e monitoramento de política de informação é feita de acordo com as necessidades e prioridades da instituição. Desde a área em que atua, público-alvo, entre outros. É feita uma reunião com o cliente para que possamos alinhar o trabalho e então é realizado um projeto de execução conforme acordado.

  • Palestras

A Barbara Coelho ministra diversos tipos de palestras na área de Ciência da Informação e Educação – assuntos que abrangem a consultoria, ou tendências no mercado de tecnologia da informação e comunicação ou até treinamentos específicos para empresas. Mande um email e peça uma programação personalizada para seu evento.

  • Elaboração de revistas digitais e repositórios digitais

Elaboramos e implementamos revistas académicas em plataformas digitais. Desenhamos portais para eventos acadêmicos, onde e possível administrar a submissão de trabalhos e controlar as inscrições dos cursistas em ambiente totalmente digital.

Implementamos repositórios temáticos, institucionais e individual. Os repositórios são atualmente uma forma barata de preservar e salvaguardar a informação de forma segura e organizada.

  • Cursos

Responsável pelo conteúdo do curso de Política de Informação do BIBEAD da UFRJ. Nos dias atuais, ministra outros cursos de consultoria e conteúdos de TIC em Ciência da Informação e Educação, como:

– Estratégias de busca em fontes de informação em ambientes digitais nas áreas de saúde, educação, administração, dentre outros.

– Estratégias em mídias digitais com enfoque nas unidades de informação.

–  Marketing digital para unidades de informação.

– Elaboração, gestão e capacitação de recursos para projetos de ações culturais e educacionais em unidades de informação: Lei de Inc. Cultura, Lei Ruanet, editais privados, dentre outros.

– Curso desenvolva seu projeto acadêmico (artigo, mestrado e doutorado).

Esses cursos podem ser ministrados em workshops, eventos e empresas interessadas.

 

  • Colunista

Escreve na coluna Olhar Digital do Observatório da Imprensa, onde fala sobre tecnologia da informação e comunicação (TIC), inclusão sóciodigital e informática na educação. Ja assinou uma coluna de Tecnologia no Jornal Brasil Diário, discutindo as TIC contemporâneas sempre com um olhar critico e provocador. Sempre procurou desenvolver conteúdo através de artigos acadêmicos, em revistas e jornais de noticias, entrevistas e matérias.

 

3 pensamentos sobre “Cursos e Servicos

  1. Boa noite Professora Bárbara, fui sua aluno no curso de Feira de SAntana, nos dia 21 e 22/01. Poderia me enviar o material das aulas e o módulo?

    Curtido por 1 pessoa

(PEÇA O SEU MÓDULO ou CERTIFICADO DO CONCITEC) Deixe seu recado (indique o que achou do curso, dúvidas ou sugestões caso haja um novo encontro): Responderei seu comentario, obrigada!