Pesquisa em Educação

Pesquisa em Educação_Barbara Coelho

Pesquisa em Educação_Barbara Coelho

Esta página é destinada a organização de materiais informativos, instrumentos, referências dentre outros conteúdos digitais por e para uma rede de pessoas em nível de pós-graduação cursando ou interessados na Pesquisa em Educação.

PLANO DE AULA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO I

plano-de-aula-e-ementa-pesquisa-em-educacao_1_profa-barbara-coelho.

 


 

ESPAÇO DE CONTATO PARA SOLICITAR O MÓDULO PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Olá, tudo bem!

Para solicitar o MÓDULO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO deixe um”recadinho” indicando o que achou do curso, dúvidas ou sugestões caso haja um novo encontro. 

PARA SOLICITAR DEIXE SEU COMENTÁRIO NO FINAL DESTA PÁGINA!!!

Após deixar seu recado, verifique a chegada do Módulo Pesquisa em Educação no seu e-mail indicado.

Um abraço, Profa. Barbara Coelho

__________________

pesquisa-em-educacao_inclusao-e-cognicao_barbara-coelho

Pesquisa-em-educacao_inclusao-e-cognicao

Material de leitura em Pesquisa em Educação:

  • Módulo impresso (encaminhado por e-mail)
  • Texto – Método científico
  • Livro – Métodos de pesquisa
  • Artigo – Estratégia de busca: pragmática médica
  • Vídeo – O que é um artigo? o que é um projeto de intervenção? 
  • Normas ABNT – Manual de estilo acadêmico: monografias, dissertações e teses.

 

Oficina do Projeto de Pesquisa

Oficinas do Projeto - Pesquisa em Educação

OFICINAS DO PROJETO DE PESQUISA_profa Barbara Coelho

Acesse o documento das Oficinas do Projeto clicando no link a seguir, imprima e entregue no preenchido conforme recomendação oferecida no curso:

oficinas-do-projeto_1_pesquisa-em-educacao_mestrado_profa_barbaracoelho

 


ORGANIZE SUAS REFERÊNCIAS DESDE JÁ

Utilize o More – Mecanismo Online para Referências

Clique aqui e comece já: http://www.more.ufsc.br


 

ÁRVORE FILOSÓFICA DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO

Árvore Genealógica dos Pensadores da Educação 2_Barbara Coelho Neves.png

Árvore do pensamento pedagógico – Pesquisa em Educação – Barbara Coelho Neves

 

Interessante esta árvore que demonstra o desenrolar do pensamento filosófico, sob a perspectiva da aplicação dessas ideias no âmbito dos estudos na educação.


 

Esquema das categorias de mapeamento para Pesquisa em Educação

Observe o esquema a seguir. Você pode utilizar para desenvolver o mapeamento de referenciais (autoria e publicação) com base em elementos métricos científicos.

esquema-para-mapeamento_pesquisa-em-educacao_barbara-coelho_-neves-2015

NEVES, B. C. Fundamentos e agenda da inclusão digital no Brasil. 2005, Salvador: UFBA, 2015.


 

INFOGRÁFICO: O que é pesquisa”?”

Acompanhe o infográfico a seguir:

o-que-e-pesquisa

O que é pesquisa – Profa. Barbara Coelho Neves – Inclusão e Cognição

O que é pesquisa? Qual o seu tema? Deixe aqui seu comentário!

Deixe seu comentário no final desta página!

 


 

Um texto crítico sobre a pesquisa em Educação

Oi veja este texto crítico de Elizabeth Gatti falando sobre pesquisa em educação. Acesse o texto: A PESQUISA EM EDUCAÇÃO: PONTUANDO ALGUMAS QUESTÕES METODOLÓGICAS.

 

Inclusão e Cognição_Barbara Coelho Neves

Texto Crítico sobre Pesquisa em Educação – Barbara Coelho Neves


 

 

Veja como usar os verbos corretamente em seus objetivos de pesquisa

como-usar-os-vervos-nos-objetivos-de-pesquisa_barbara-coelho-neves

Deixe seu recado! Como você costuma construir seus objetivos                                                         Um abraço, Profa Barbara Coelho

Deixe seu comentário no final desta página!

 


 

SUBÁREAS DA EDUCAÇÃO

Barbara Coelho Neves

Fonte: Profa. Solange – SUB-ÁREAS DA EDUCAÇÃO_Inclusão e Cognição_Barbara Coelho

E então, já decidiu em qual subáreas da Educação você irá inserir o seu trabalho de pesquisa? Deixe seu comentário a seguir:

 


Veja estas dicas para fazer de maneira adequada uma pesquisa de Revisão de Literatura Sistemática ou Meta-Análise:

Veja este Flow com o novo chek-list da PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses), bastante conhecida como PRISMA (2015), que traz uma lista dos itens que devem estar presentes em uma revisão sistemática:

Revisão da Literatura Sistemática_Barbara Coelho

A seguir, apresento algumas ferramentas que podem lhe ajudar a saber se você está no caminho certo ao realizar ou propor uma revisão sistemática da literatura ou mesmo uma meta-análise. Essas ferramentas têm sido desenvolvidas para auxiliar na verificação dos critérios mínimos de qualidade das revisões de literatura, antes, durante e após publicação.

Deixe seu comentário no final desta página!

 


ASSISTA VÍDEOS SOBRE PESQUISA EM EDUCAÇÃO

  • Modalidades de pesquisa em Educação

 

  • TRÊS MODALIDADES DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

 

 

METODOLOGIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO – COM PEDRO DEMO

 

ACESSE A TESE DE BARBARA COELHO SOBRE PESQUISA EM TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:

tese-de-barbara-coelho-neves_tic-e-educacao


        ACESSE LIVRO SOBRE PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Clique para acessar o silva-9788579831294.pdf


 

Tesauro em Educação

 



 

VEJA NOSSA GALERIA DE FOTOS

Quem sabe você está nelas…

Clique aqui

 
 

BIBLIOTECA DE BARBARA COELHO SOBRE PESQUISA EM EDUCAÇÃO

ANDRÉ, Marli E. D. E LUDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

AZANHA, José Mario Pires. Uma idéia de pesquisa educacional. São Paulo, Edusp, 1992.

BASTOS, L. R., FERNANDES, L. M., PAIXÃO, L., DELUIZ, N. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses, dissertações e monografias. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1995.

BRANDÃO, Z. (org.). A crise dos paradigmas e a educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

BACHELARD, Gaston. O novo espírito científico. Lisboa: Edições 70, s/d.

BERGER, Peter I. & LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1993.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; ESPÓSITO, Victória Helena Cunha (Org.). Pesquisa qualitativa em educação. Piracicaba: Editora Unimep, 1997.

CAMPOS, M. M. M. Pesquisa participante: possibilidades para o estudo da escola. Cadernos de Pesquisa, n. 49, p. 63-6, maio 1984. <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1430>. 

DESCARTES, R. Discurso do método. Lisboa: Edições 70, 1979.

DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 4.ed. São Paulo: Cortez, 1996.

DENZIN, N. K., LINCOLN, Y. S. (eds.). Handbook of qualitative research. London: Sage Publications, 1994.

FAZENDA, I. A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 1995.

FEYERABEND, Paul. 3ª ed. Contra o método: esboço de uma teoria anárquica da teoria conhecimento. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.

FREITAS, Marcos César de. História, antropologia e a pesquisa educacional: itinerários intelectuais. São Paulo: Cortez, 2001.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

GALVÃO, M.C.B.; RICARTE, ILM. Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 6 n. 1, p.57-73, set.2019/fev. 2020 <https://sites.usp.br/dms/wp-content/uploads/sites/575/2019/12/Revis%C3%A3o-Sistem%C3%A1tica-de-Literatura.pdf&gt;.  

GATTI, B. A. A construção metodológica da pesquisa em educação: desafios. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 28, n.1, 2012. <http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/36066/23315>.

GATTI, Bernadete A.. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil cotemporâneo. Cad. Pesqui.,  São Paulo ,  n. 113, p. 65-81,  July  2001 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742001000200004&lng=en&nrm=iso>. access on  23  Sept.  2018.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742001000200004.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.

GOUVEIA, A. J. A Pesquisa educacional no Brasil.  Cadernos de Pesquisa, n. 1, p. 1-48, jul. 1971. ________. A Pesquisa sobre educação no Brasil: de 1970 para cá. Cadernos de Pesquisa, n.19, p. 75-87, dez. 1976. 

HESSEN, Johannes. Teoria do conhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

LE COMPTE, M., MILLROY, W. L., PREISSLE, J. (eds.). The handbook of qualitative research in education. New York: Academic Press, 1992.

Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG, The PRISMA Group. Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement. Disponível em: http://www.prisma-statement.org.Traduzido por: Taís Freire Galvão e Thais de Souza Andrade Pansani; retro-traduzido por: David Harrad. <https://www.scielo.br/pdf/ress/v24n2/2237-9622-ress-24-02-00335.pdf&gt;. 

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

MORIN, Edgar. Educação e cultura. São Paulo: Cortez, 2002.

MORIN, Edgar. A cabeça bem feita. São Paulo: Cortez, 2003.

NEVES, Barbara Coelho. Fundamentos e agenda da inclusão digital no Brasil. 2015. 180 f. Tese (Doutorado) – Curso de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Ufba, Salvador, 2015. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/18469/1/TESE DE BARBARA COELHO NEVES_TIC E EDUCAÇÃO.pdf>. Acesso em: 24 out. 2016.

NEVES, Barbara Coelho; COUTO, Edvaldo Souza; CUNHA, Maria Couto. Fundamentos e agenda da inclusão digital no Brasil: pesquisas em Educação. Educação, [s.l.], v. 38, n. 3, p.379-365, 1 mar. 2016. EDIPUCRS. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.21782. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/21782&gt;. Acesso em: 03 set. 2016.

OLIVEIRA, Eliana de, Ens, Romilda Teodora, Freire Andrade, Daniela B. S., Mussis, Carlo Ralph de, ANÁLISE DE CONTEÚDO E PESQUISA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO. Revista Diálogo Educacional [en linea] 2003, 4 (Mayo-Agosto) : [Fecha de consulta: 23 de septiembre de 2018] Disponible en:<http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189118067002> ISSN 1518-3483.

POPPER, Karl R. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1972.

SANCHEZ GAMBOA, Silvio. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. Santa Catarina: Argos, 2012.

SILVA, M., and VALDEMARIN, VT., orgs. Pesquisa em educação: métodos e modos de fazer [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 134 p. ISBN 978-85- 7983-129-4. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>.

THIOLLENT, M. Crítica metodológica: investigação social e enquete operária. 3. ed. São Paulo: Polis, 1982.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1995.

//www.facebook.com/plugins/follow?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fbarbara.coelho3&layout=standard&show_faces=true&colorscheme=light&width=450&height=80

69 pensamentos sobre “Pesquisa em Educação

  1. oi BARBARA!!!
    ADOREI A SUA AULA!!! Gostei muito do nosso encontro principalmente pela forma leve que foi conduzido,
    A pesquisa pra mim é mais uma busca de conhecimento é uma investigação é uma maneira de desvendar o desconhecido!!
    Obrigada pelas suas contribuições!!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Boa Noite!!!
    Gostei de sua aula e achei muito importante. Confesso que fiquei muito preocupada com tantos detalhes. Gostei das dicas, mais o tempo foi insuficiente para tirar todas as minhas dúvidas.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Boa noite, Barbara suas aulas foram de mexer com nossa linha de conforto,pelo menos, foi o que aconteceu comigo. Achei que já estava segura do que queria como projeto de pesquisa, depois de suas aulas, ponderei bastante e no domingo, já havia decidido mudar de tema. Muito interessante os questionamentos que nos fez. Obrigada pela enriquecedora aula e um grande abraço.

    Curtido por 1 pessoa

  4. bom dia professora Barbara. O curso foi de grande relevância para desconstituir velhas concepções da atividade de pesquisa e fundamental para reflexão sobre os caminhos para a investigação cientifica.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Muito produtiva a aula de Bárbara! Muita coisa foi elucidada em minha mente. Com certeza este módulo será muito proveitoso para mim! Grato professora, parabéns pela excelente aula! Me manda o módulo tá?

    Curtido por 1 pessoa

  6. O ensino aprendizagem, voltado para Pesquisa em Educação ministrado pela professora Bárbara é realmente de excelência.E para melhor ampliar os meus conhecimentos, preciso do modolo para continuar ampliando os conceitos que fora aguçado na aula.

    Curtido por 1 pessoa

  7. O curso me ajudou bastante no desenvolvimento da minha pesquisa. Um curso muito rico, e interessante… sem dúvidas melhorou muito a minha linha de pesquisa.

    Gostaria do módulo para me aprofundar muito mais….

    Curtir

  8. O curso é maravilhoso! Super válido para os futuros pesquisadores, e super instigante para os pesquisadores atuais.
    Gostaria muito do módulo para um aprofundamento constante sobre o assunto.

    Curtir

  9. Seu módulo para mim foi esclarecedor. A ideia da oficina é muito boa porém o tempo foi curto, fazendo com que não explorássemos todo o material que estávamos trabalhando.
    Aguardo o módulo.

    Curtido por 1 pessoa

  10. Professora, Doutora Bárbara Coelho, sinto-me honrada em agregar e instrumentalizar tantos conhecimentos a minha trajetória acadêmica. Gostei bastante da aula mas senti o gosto do “querer mais” . O site é interessante e enriquecedor!!! Consegue englobar vários tópicos atrelados a pesquisa que desenvolverei futuramente. Na oportunidade, baixei alguns arquivos que enriquecerão minhas leituras na pesquisa que irei desenvolver e dissertar sobre TIC e Matemática.
    Também gostaria de parabenizar pela dinâmica de mediação e do “escutar” dos seus alunos
    A troca de conhecimentos foi 10! É por aí…
    Enfim, esta plataforma será essencial para buscas e enriquecimento da minha pesquisa. Na oportunidade, já respondi acima o conceito de pesquisa.
    Aguardo seu material.
    Abraços!!!

    Curtido por 1 pessoa

    • Querida Simone, muito obrigada por suas palavras gentis! A troca de conhecimento foi muito legal durante o curso. Achei o nível de vocês muito bom! Parabéns e me peça novos materiais sobre a sua pesquisa de TIC em Matemática. Um abraço, B.C.

      Curtir

  11. Olá Bárbara, Gostaria de solicitar o material de novo, visto que respondi a pesquisa e o material não foi encaminhado para meu e-mail. Pesquisa para mim, é uma busca incessante por respostas para acomodar inquietações. Gostei da aula. Quero o módulo.
    Bjs,
    Rita Ferraz

    Curtido por 1 pessoa

  12. Prezada Professora Bárbara
    Estou no aguardo do envio do MÓDULO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Sou aluna da turma 2 do mestrado. Aguardo o envio e agradeço a atenção.
    Lucibeli Alves

    Curtido por 1 pessoa

  13. Prezada Professora Bárbara
    Gostaria que me encaminhasse o MÓDULO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Sou aluna da turma 2 do mestrado da FIAVEC-Feira de Santana. Aguardo o envio e agradeço a atenção.
    Lucibeli Alves

    Curtir

  14. Boa noite Bárbara,
    Pela primeira vez em um curso tive o imenso prazer de aprender como fazer na prática, um trabalho acadêmico. Amei sua sua aula! Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

  15. Bom dia, professora,
    O encontro foi muito proveitoso e partipativo, Entretanto, o tempo foi muito pouco para a quantidade de conteúdos que a disciplina abarca e a turma enormes, prejudica o bom desempenho do encontro.
    Espero ter a oportunidade de participar de outros encontros contigo.
    Bjs

    Curtido por 1 pessoa

  16. Bom dia Professora Barbara.
    Ter a oportunidade de conhece-lá foi realmente uma experiência impar já que pudemos perceber o quanto a sua bagagem em educação é vasta. Concordo com os colegas quando disseram ter sido muito curto o tempo de aula. Mais valeu a experiência. Espero que no futuro possamos ter mais aulas e desfrutar de mais conhecimento e experiências.
    Deixo aqui o meu agradecimento pelo compartilhamento de suas vivencias e conhecimento.
    Beijos.
    Aléssia

    Curtido por 1 pessoa

  17. Entendo pesquisa como o caminho para solucionar questionamentos, como a busca, a procura perseverante por elementos que nos auxiliem a encontar respostas para questões de interesse individual ou coletivo.

    Curtir

  18. Pesquisa é não se contentar com o aparente.Através da da pesquisa posso elucidar problemas.
    Sobre nosso encontro eu diria que foi objetivo é provocativo.

    Curtido por 1 pessoa

  19. Muito bom o nosso encontro. Como outros já disseram, foi pouco tempo para a gama de orientações exigidas na execução de um projeto de pesquisa. A orientadora nos deixou à vontade, permitiu uma certa leveza das informações. Espero poder contribuir, mesmo que seja ínfima a minha colaboração. Parabéns, Bárbara, pela competência e dedicação.

    Curtido por 1 pessoa

  20. Gostei muito do nosso encontro principalmente pela forma leve que foi conduzido, uma vez que nossa ansiedade é grande e o tempo para tantas informações passa a ser muito curto. A proposta das oficinas é muito interessante pois delimita de maneira clara os passos para o desenvolvimento da pesquisa. Obrigada!

    Curtido por 1 pessoa

  21. A disciplina é densa, mas essencial para o desenvolvimento do projeto e trabalho final. Achei o tempo curto para a quantidade de saberes a serem compartilhados. Acredito que se a coordenação tivesse apresentado previamente à professora a estrutura do curso o tempo seria mais otimizado.
    A professora está aberta as opiniões, valoriza as contribuições, esclarece dúvidas e ensina com prazer.
    Curso muito bom.
    Solicito o módulo do curso.
    Obrigada.

    Curtido por 1 pessoa

  22. Olá, Professora Bárbara!
    tudo bem?
    Sou da turma do mestrado em educação da Fiavec. Estou me atualizando atraves desse ambiente. Muito legal. Parabéns! Estamos no aguardo do módulo. Se possível, envie para o Email email da turma. mestradoemeducacao.fiavec02@gmail.com
    obrigada.
    Paula Betânia

    Curtir

  23. Achei o curso interessante, pois adquiri novos conhecimentos em relação ao Pensamento Científico e sobre pesquisa em Educação. As oficinas que foram possíveis realizar em aula contribuíram para sanar algumas dúvidas, porém achei o tempo curto para sanar dúvidas que podem surgir nas outras oficinas que estamos fazendo. Vale salientar que a professora teve muita boa vontade de sanar as dúvidas que surgiram, apesar do pouco tempo que tivemos.
    Sugestão: deixar um tempo maior para as oficinas e discussões.

    Curtido por 1 pessoa

  24. Gostei muito da aula, superou minhas expectativas. Entretanto achei o tempo pouco para a quantidade de conteúdos trabalhados e o número excessivo de alunos na turma, o que dificultou uma orientação satisfatória.

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Andrea, Tudo jóia! Também gostei muito da interação com vocês. Vou encaminhar o módulo para seu e-mail. Só senti falta que esqueci de tirar uma foto com a turma para colocarmos aqui. No próximo encontro teremos que tirar esta foto! Abraço, Barbara

      Curtir

  25. Pesquisa pra mim é a busca para descobrir o novo. Cientificamente é a descoberta do objeto de estudo utilizando métodos ja estabelecidos.

    Curtido por 1 pessoa

  26. Pesquisar é como desvenda o mundo, redescobrir uma realidade vista por outros olhares, focos, prioridade…tendo como um dos objetivos a produção de um novo conhecimento.

    Curtido por 1 pessoa

  27. Pesquisa, no sentido científico, é um processo de investigação acerca de um acontecimento ou fenômeno dentro de um arcabouço metodológico que legitime o conhecimento produzido a partir de tal processo. Demanda tempo, paciência, capacidade de questionar e uma mente aberta às possibilidades trazidas pela busca do conhecimento. A pesquisa é uma forma de produzir conhecimento e, portanto deveria ser mais acessível a todos os ramos da ciência. A pesquisa, científica ou não, move a história humana.

    Curtido por 1 pessoa

    • Seu comentário foi aprovado no Inclusão e Cognição. Assine para Inclusão e Cognição para receber nossas atualizações com materiais sobre Pesquisa em Educação, Marketing Digital para Educação e muito mais.
      Obs.: A oficina do projeto já está disponível para impressão.
      Abraço,
      Profa. Barbara Coelho

      Curtir

  28. Prezada Prof. Bárbara, Pesquisa é uma atividade organizada, individual ou em grupo, que visa descobrir novos conhecimentos. Meu tema: Analisar a relação entre políticas públicas de educação inclusiva e a existência de dificuldade de mobilidade por parte dos estudantes portadores de deficiência do IFBA. Att

    Curtido por 1 pessoa

  29. pesquisa é um processo de estudos e analises em que seguimos um método e os procedimentos científicos com o objetivo de validar ou não uma problemática ou ainda de resolver algum problema.

    Curtido por 1 pessoa

  30. A pesquisa é a ação de buscar novos conhecimentos em áreas diversificadas. Sem dúvidas, é um dos pilares no meio acadêmico para buscar o conhecimento sistematizado e organizado.

    Curtido por 1 pessoa

  31. Pesquisa É uma atividade de descoberta, investigação com objetivo de obter novos conhecimentos sobre um dado objeto, podendo confirmar ou refutar algum conhecimento pré-existente,servindo para o interesse social.

    Curtido por 1 pessoa

  32. A pesquisa para mim é procurar descobrir de forma completa o porquê de determinada situação. Gosto muito da palavra investigação, pois ao investigar estamos pesquisando a forma que aconteceu um determinado fato.

    Curtido por 1 pessoa

  33. Entendo Pesquisa no meio acadêmico como um caminho seguro a ser seguido,balizado por fundamentação téorico-prático, para aquisição/aprofundamento de conhecimentos.

    Curtido por 1 pessoa

(PEÇA O SEU MÓDULO ou CERTIFICADO DO CONCITEC) Deixe seu recado (indique o que achou do curso, dúvidas ou sugestões caso haja um novo encontro): Responderei seu comentario, obrigada!