FAAC

Faculdade Afonso Claudio-ES

Pós Graduação em Psicopedagogia

Disciplina:Fundamentos da Psicopedagogia Institucional

Ementa: Estudo conciso e objetivo sobre os aspectos fundamentais da prática psicopedagógica institucional, enfatizando o exercício profissional do psicopedagogo na educação.

Material de leitura:

  • Artigo – Problemas na educação: o caso da psicopedagogia
  • Artigo – Psicopedagogia e o “fracasso escolar” como mercado de trabalho.
  • Lista – Livros e Programas Psicopedagógicos.
  • Observações – Os Fundamentos da Psicopedagogia.

___________________________________________________________________________

Disciplina: Psicopatologia para psicopedagogia

Ementa: .

Material de leitura:

  • LivroDicas de livros sobre TDAH, dificuldades de aprendizagem, jogos, dentre outros.
  • Resenha Livro Esquizofrenia: dois enfoques complementares.
  • Artigo – Aspectos psiquiatricos da criança escolar
  • Artigo – A psicopatologia psicanalítica de Freude a Lacan.

___________________________________________________________________________

Disciplina: Distúrbios de aprendizagem para psicopedagogia

Ementa: Causas das dificuldades escolar. Problemas específicos do aprendizado e as questões ligadas à família, à didática e de saúde mental. Os recursos da psicopedagogia para compreensão dos mecanismos neuronais e da aprendizagem. Análise dos distúrbios de aprendizagem, identificação e encaminhamento.

Material de leitura:

  • Artigo – Disturbios de aprendizagem e os desafios da educação escolar.
  • Artigo –  Repensando os disturbios de arendizagem a partir da psicologia histórico-cultural.
  • Livro – Distúrbios ou dificuldades de aprendizagem: uma questão de nomenclatura.

___________________________________________________________________________

Disciplina: Práticas Psicopedagógicas na Educação.

Ementa: O contexto da prática psicopedagógica.

Material de leitura:

  • Artigo – Intervenção na Prática Psicopedagógica. – Trata dos testes padronizados
  • Vídeo – Provas operatórias de Piaget.

___________________________________________________________________________

Disciplina: Práticas de Jogos.

Ementa: Dinâmicas, jogos digitiais, brincadeiras e ludicidade na educação.

Material de leitura:

  • Artigo – Intervenção
  • Dissertação – Jogos como facilitadores da aprendizagem – Leitura e escrita
  • Site – Luckesi: Educação e Ludicidade
  • Artigo – Conceitos de jogo

___________________________________________________________________________

Disciplina: Psicopedagogia Clínica.

Ementa: .

Material de leitura:

____________________________________________________________________________

 

Pós Graduação em Arte e Educação

Disciplina: Fundamentos da Expressão e da Comunicação Humana

Ementa: Os vários tipos de interações comunicacionais, suas especificidades e elementos constitutivos para subsidiar a pedagogia no ensino da Arte .

Material de leitura:

  • Módulo – Mudando a Escola, mudando sua comunidade, melhorando o mundo (Exemplos de Educomunicação).

___________________________________________________________________________

 

Anúncios

47 pensamentos sobre “FAAC

  1. Olá Barbara! Muita paz para você!
    Sou Ridalva, aluna do curso de Psicopedagogia Institucional, iniciado ontem. Gostaria de receber os slides da aula de ontem. Aproveito a oportunidade para agradecer pela aula de ontem.
    Desde já, agradeço. Forte abraço.
    Ridalva.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá Professora…
    Primeiramente gostaria de dizer que a partir de sua aula meu interesse em psicopedagogia cresceu bastante. Também por todas as aulas que tive nessas 2 semanas mas a sua realmente deu o “start”… Muito grata…
    Aproveito pra pedir o material da aula…
    Já vi que vou andar muito por aqui pois vi muito material interessante…
    Um abraço…

    Curtir

  3. Boa noite professora Barbara, gostaria de receber os slides da aula do dia 12/04/2014 da disciplina Fundamentos da Psicopedagogia Institucional! Gostei muito da aula! Desde já agradeço!

    Curtir

  4. oi professora, gostaria de participar do seu curso como faço? amei seu material.estou finalizando minha formação em pedagogia, moro em SALVADOR.agradeço desde já

    Curtir

  5. Barbara
    Suas aulas estão sendo bastante aproveitadas. Gostaria que você enviasse material da aula do dia 19/10 (Didática de Ensino Superior) e Psicopedagogia Clínica do dia 26/10 e fundamentos da Psicologia.

    Curtir

  6. OLÁ MINHA QUERIDA PROFESSORA BARBARA ! GOSTARIA DE RECEBER OS SLIDES DA AULA DE HJ 26/10/2013 PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA, ALÉM DO MATERIAL QUE FOI DISPONIBILIZADO PARA OS DEMAIS ALUNOS ( SE LHE FOR POSSIVEL) BRIGADA PELO GRANDE APOIO, QUE DEUS LHE RECOMPENSE POR SEU MODO DE AGIR.

    Curtir

  7. OLÁ PROFESSORA BARBARA. GOSTARIA MUITO DE RECEBER OS SLIDES DA AULA DE GESTAO EDUCACIONAL DA FAAC DIA 14/09/2013.
    SE FOR POSSIVEL PODE ENVIAR OUTROS REFERENTE AO ASSUNTO.
    ABRAÇOS! ADOREI SUA AVALIAÇÃO.

    Curtir

  8. Professora Bárbara, sou eu, Maria Adélia, por favor me socorra!
    Esqueceu de mim? Assim que puder mande alguma coisa.
    Abraços.

    Curtir

  9. Olá prózinha.!Por favor enviar via e-mail o material da aula passada na Faac sobre Fundamentos da Psicopedagogia 27/07/2013.

    Curtir

  10. Oi Barbara, gostaria que você me enviasse o material para fazer minha monografia. Falei com você na Faac, É sobre hiperatividade, abordando os diagnósticos errados, onde geralmente o problema é mais psicológico, tipo falta de limites, de educação, privações sociais ou econômicos, algo assim. O que você acha, dá para fazer um estudo nessa linha? Aguardo retorno,obrigada. Maria Adélia.

    Curtir

  11. Profa. Bárbara
    Também gostaria que de ser comunicada sobre sua próxima aula (Distúrbios de Aprendizagem para Psicopedagogia), pois assim como Adalice também sinto necessidade de melhor compreensão sobre o assunto abordado e por essa razão tb não farei comentários a respeito do tema. Gostaria tb que me enviasse os slides da aula (04/05/2013).
    Muito obrigada.
    e-mail: calu.fonseca@hotmail.com

    Curtir

  12. Profa. Bárbara
    Gostaria que de ser comunicada sobre sua próxima aula (Distúrbios de Aprendizagem para Psicopedagogia) na Faac, pois em razão do problema da falta de água, ocorrido no dia 04/05/2013, sinto a necessidade de melhor compreensão sobre o assunto abordado, por isso não farei comentários a respeito do tema tratado.
    Grata
    Adalice Lima.

    Curtir

  13. Profª. Bárbara Coelho

    Enviei-te ontem a minha contribuição 09.05.2013 mais não estou visualizando o meu questionamento, portanto estou enviando novamente.
    Sabemos que o processo de aprendizagem tem sido cada vez mais diagnosticado como problemático e caótico, e a responsabilidade tem recaído em quem ensina. O psicopedagogo pode contribuir muito ao detectar na escola como esse aluno se comporta, promovendo intervenção e métodos pedagógicos para um trabalho junto com o professor, família e profissionais, promovendo um crescimento mais eficiente com esse educando.

    Curtir

  14. Vimos nos estudos em sala que, a psicopedagogia promove análise profunda dos problemas da realidade escolar e interpreta os fatores que levam o educando a ter dificuldades para aprender. Sendo assim, o objetivo principal da psicopedagogia é resgatar uma visão global além de identificar as causas, verifica a origem das diversas manifestações dos DA. Dessa maneira, as contribuições do psicopedagogo vão desde saber detectá-los com propriedade, conhecer os termos, as definições e principalmente seus significados. Justamente para não haver visões distorcidas ou até mesmo carregadas de preconceitos.
    De suma importância se faz, a atuação do psicopedagogo em uma equipe interdisciplinar para poder apoiar os professores nessa identificação das dificuldades e distúrbios de aprendizagens. Bem como, fazer o seu devido encaminhamento ao profissional especialista.
    O psicopedagogo deve também, levar em consideração o devido apoio e orientação a família do educando. Pois, de acordo com Soares\2006 precisamos reconhecer que o processo ensino-aprendizagem é construído sociointeracionalmente. Dessa forma, também concordamos com Novaes\1986 que, a criança ao ingressar na escola já teve experiências vivenciadas em diversas situações e suas reações também terão relação com suas vivências pessoais e conhecimentos prévios que deverão ser considerados.
    (lauryanna@hotmail.com)

    Curtir

  15. Oi Barbara, boa tarde!
    Gostaria que enviasse p meu e-mail os slides da aula do dia 04/05/2013, curso Psicopedagogia – FAAC.
    Obrigada, Claudia Gargur Furtado.

    Curtir

  16. Iolanda Santana de Jesus de Jesus
    Professora Barbara, boa noite. Gostei muito da aula da sábado, pois consegui entender que distúrbios de aprendizagens são transtornos que se manifestam por dificuldades significativas de aprender, o que é diferente de dificuldade de aprendizagem. Vale também lembrar dos documentos que você nos orientou para a leitura para da suporte ao nosso trabalho de psicopedagogia dentro das instituições de ensino ( DSM-IV-TR e, CID -10). Amei a aula, pena ser pela metade.
    Gostaria de receber os slides da aula de sábado (04/05) para poder mim aprofundar ainda mais nos assuntos.

    iolandadejesus@hotmail.com

    Curtir

  17. OLA! boa noite
    Srª Barbara
    Segue comentário No que diz respeito a aula do dia 04/05, cujo tema foi disturbio da apredizagem identificação dos disturbios apessar da interferer ncia do tempo, pude perceber que a familia e a base de tudo já que durante a explanação da aula foi dito várias vezes. A mãe e o elo o vinculo da criança, pois quando a mãe tem um problema psicossomáticos a criança posteriormente pode vir a sofrer dificuldades nas dimensões davida, onde neste processo de desenvolvimento a mãe tem um papel muito importante no que diz respeito a socialização do bebe, sendo que todo processo desenvolvimeno tem caracteristica global, sendo esta socialização é realizada ainda na barriga da mãe, não ocorendo esta socialização pode afetar o individuo na fasse escolar ser ter um rendimento satisfatório por estarem compromotidos por ansiedades e tensões psiquicas e neste sentido que quando for encaminhado peloprofessor o psicipedagogo tem que ter um olhar investigativo sempre, para saber se trata de um disturbio de aprendizagem, sendo necessário investigar já que este disturbio não se da no momento imediato observando o que interfere na apredizagem se e disturbio ou se é apenas uma questão interdisciplinar, sendo necessário decodificar a mensagem transmitida, afim de ser encaminahdo ao profissional certo, uma vez que o psicopedagogo não trata do disturbio nas tem que conhece-los, afim de encaminhar-lo corretamente, pois o disturbio faz necessário acompanhamento (é uma doença mental).
    Espero está dentro do contexto da disciplina.
    Obrigada.

    Curtir

  18. Bárbara!!! Por favor,envie-me os slides da aula de Distúrbios de aprendizagem realizada dia 04/05. E qual o questionamento que devo responder em substituição a atividade que realizariamos em sala de aula?Aguardo noticias.Obrigada!!!

    Curtir

  19. Barbara, gostaria de receber por e-mail os slides da aula sobre Distúrbios de Aprendizagem, do curso de Psicopedagogia Institucional, no dia 04.05.13. Obrigada, Maria Adélia.

    Curtir

  20. Barbara fiz a disciplina no sábado em que as aulas foram suspensas. Preciso muito do texto que você enviou para a FAAC e os “slides” também.Qual é o questionamento que deveremos responder?
    ramos.a1967@hotmail.com
    A aula foi muito proveitosa e pude perceber que incorremos muitas vezes no erro de perceber dificuldades de aprendizagem com distúrbios de aprendizagem. Esses conteúdos teóricos são muito importantes para entender melhor os sentimentos dos educandos quando apresentam distúrbios de aprendizagem.

    Curtir

  21. POR FAVOR, PEÇO OS SLIDES DA DISCIPLINA “DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM”L
    AULA DE: 06/04/2013, DA PROFESSORA EDIVANA ALEMEIDA.
    OBRIGADA!

    Curtir

  22. OLÁ PROFESSORA BARBARA,

    RECEBI DOIS ARQUIVOS DE MATERIAL SOBRE FUNDAMENTOS DA INCLUSÃO, MAS ME COLOCO Á DISPOSIÇÃO PARA DICAS DE FILMES, LIVROS E QUANTOS MATERIAS (se possivel também sobre diversidade) PUDER ME ENVIAR PARA QUE EU POSSA ELUCIDAR MEUS QUESTIONAMENTOS SOBRE A TEMATICA , E, EMBASAR MINHA MONOGRAFIA. GRATA PELA COLABORAÇÃO. FORTE ABRAÇO DE SUA ALUNA, GLORIA ALVES.

    maria_gloria08@hotmail.com

    Curtir

  23. Paródia: Ziriguidum (TDAH, TDAH…)

    Para Detectar
    Que o aluno tem déficit de atenção
    Não basta só ter a falta de atenção
    Tem que ter hiperatividade
    E a impulsividade

    Refrão: TDAH, TDAH, TDAH, TDAH…

    Tem que ser observado
    Não só no ambiente escolar
    E sim também,
    Em outro lugar (Bis)

    Refrão: TDAH, TDAH, TDAH, TDAH…

    O quadro clínico desses pacientes,
    Com a idade precoce, mostram-se irritados.
    E vários despertares noturnos
    Com choro fácil e sono agitado

    Refrão: TDAH, TDAH, TDAH, TDAH…

    Na abordagem terapêutica
    Bradley foi o primeiro a descrever
    O psicofármaco
    Que causava dramático efeito estimulante
    Nas crianças hospitalizadas

    Refrão: TDAH, TDAH, TDAH, TDAH…

    Não basta só o teste psicofármaco
    Tem que ter outras terapias
    Como psiquiatra, psicólogo.
    E também intervenção escolar

    Refrão: TDAH, TDAH, TDAH, TDAH…

    Dependendo das manifestações clínicas
    Podem se fazer necessárias
    Terapias fonaudiológica,
    Corporal, tubo terapia
    Ou abordagens psicopedagógicas
    Para aprimorar seu desempenho e conduta

    Refrão: TDAH, TDAH, TDAH, TDAH…

    Curtir

  24. Paródia: Cada um no seu quadrado (lendo e lendo, só assim fico sabendo)

    A escola é um lugar que promove educação
    É um palco de sucessos e insucessos meu irmão
    Qualidade no ensino todo mundo aqui procura
    Desde os tempos mais antigos a batalha é árdua e dura

    Refrão: Lendo e lendo, só assim fico sabendo (Bis)

    O fracasso escolar é histórico irmão
    Todo mundo aqui procura para isso solução
    Nelson Claudino Piletti em História da Educação
    Aponta muitas experiências de passadas gerações
    Que a criança aprendia através de imitações

    Refrão: Lendo e lendo, só assim fico sabendo (Bis)

    Na educação antiga, num modelo bem estático.
    O ensino era voltado para jovens bem simpáticos
    Filhos de classes dominantes que podiam ir além
    Na escola aprendia a falar e escrever bem
    Aí surgiu o pedagogo para criança acompanhar
    Era seu objetivo controlar e estimular

    Refrão: Lendo e lendo, só assim fico sabendo (Bis)

    No período medieval aristocracia e povo
    A formação da elite era importante de novo
    E treinado para o trabalho novamente era o povo
    Que desde a meninice trabalhava e era servil
    Não existindo uma ação voltada para o infantil
    Surge sociedade letrada com romance e poesia
    Logo a universidade já se estabelecia

    Refrão: Lendo e lendo, só assim fico sabendo (Bis)

    No período moderno é que há revolução
    A escola se preocupa do aluno a formação
    Baseado no respeito e na psicologia
    Que se forma o modelo dessa tal pedagogia
    Que ainda se preocupa em agradar a burguesia

    Refrão: Lendo e lendo, só assim fico sabendo (Bis)

    Na contemporaneidade, transformações radicais
    Aconteceram nas escolas de formas fenomenais
    Valorizando a infância que sofria tristes ais
    Ativista, marxistas, dialética então
    A pedagogia sofre toda a transformação
    Procurando a melhoria dessa nossa educação

    Refrão: Lendo e lendo, só assim fico sabendo (Bis)

    Bruner, Piaget, Vigotsky, grandes colaboradores
    Da psicopedagogia se tornaram os doutores
    Trazendo à aprendizagem novos e ricos valores
    O ensino aprendizagem vem de forma criativa
    Se tornando aqui o centro da pesquisa educativa
    Refrão: Lendo e lendo, só assim fico sabendo (Bis)

    Encerramos no momento nossa apresentação
    Fazendo-lhe uma pergunta para a reflexão
    É para todos a qualidade no direito a educação?

    Curtir

  25. Barbara, a partir desses novos conhecimentos vejo como é importante rever conceitos, obrigada. Segue meu e-mail lulfonseca@hotmail.com, gentileza enviar slides das aulas curso de férias de Psicopedagogia. Obrigada. Desejo a você Sucesso sempre!

    Curtir

  26. Bárbara gostaria de receber os slides da aula de sábado dia 17/12/12 de Psicopedagogia sobre Disturbios de aprendizagem. Obrigada.

    Curtir

(PEÇA O SEU MÓDULO ou CERTIFICADO DO CONCITEC) Deixe seu recado (indique o que achou do curso, dúvidas ou sugestões caso haja um novo encontro): Responderei seu comentario, obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s