Faculdade Afonso Claudio-ES
Pós Graduação em Psicopedagogia
Disciplina:Fundamentos da Psicopedagogia Institucional
Ementa: Estudo conciso e objetivo sobre os aspectos fundamentais da prática psicopedagógica institucional, enfatizando o exercício profissional do psicopedagogo na educação.
Material de leitura:
- Artigo – Problemas na educação: o caso da psicopedagogia
- Artigo – Psicopedagogia e o “fracasso escolar” como mercado de trabalho.
- Lista – Livros e Programas Psicopedagógicos.
- Observações – Os Fundamentos da Psicopedagogia.
___________________________________________________________________________
Disciplina: Psicopatologia para psicopedagogia
Ementa: .
Material de leitura:
- Livro – Dicas de livros sobre TDAH, dificuldades de aprendizagem, jogos, dentre outros.
- Resenha Livro – Esquizofrenia: dois enfoques complementares.
- Artigo – Aspectos psiquiatricos da criança escolar
- Artigo – A psicopatologia psicanalítica de Freude a Lacan.
___________________________________________________________________________
Disciplina: Distúrbios de aprendizagem para psicopedagogia
Ementa: Causas das dificuldades escolar. Problemas específicos do aprendizado e as questões ligadas à família, à didática e de saúde mental. Os recursos da psicopedagogia para compreensão dos mecanismos neuronais e da aprendizagem. Análise dos distúrbios de aprendizagem, identificação e encaminhamento.
Material de leitura:
- Artigo – Disturbios de aprendizagem e os desafios da educação escolar.
- Artigo – Repensando os disturbios de arendizagem a partir da psicologia histórico-cultural.
- Livro – Distúrbios ou dificuldades de aprendizagem: uma questão de nomenclatura.
___________________________________________________________________________
Disciplina: Práticas Psicopedagógicas na Educação.
Ementa: O contexto da prática psicopedagógica.
Material de leitura:
- Artigo – Intervenção na Prática Psicopedagógica. – Trata dos testes padronizados
- Vídeo – Provas operatórias de Piaget.
___________________________________________________________________________
Disciplina: Práticas de Jogos.
Ementa: Dinâmicas, jogos digitiais, brincadeiras e ludicidade na educação.
Material de leitura:
- Artigo – Intervenção
- Dissertação – Jogos como facilitadores da aprendizagem – Leitura e escrita
- Site – Luckesi: Educação e Ludicidade
- Artigo – Conceitos de jogo
___________________________________________________________________________
Disciplina: Psicopedagogia Clínica.
Ementa: .
Material de leitura:
- ENTREVISTA DE ANAMNESE – Exemplo
____________________________________________________________________________
Pós Graduação em Arte e Educação
Disciplina: Fundamentos da Expressão e da Comunicação Humana
Ementa: Os vários tipos de interações comunicacionais, suas especificidades e elementos constitutivos para subsidiar a pedagogia no ensino da Arte .
Material de leitura:
- Módulo – Mudando a Escola, mudando sua comunidade, melhorando o mundo (Exemplos de Educomunicação).
___________________________________________________________________________
FIZ ARTE EDUCAÇÃO E NÃO PEGUEI O CERTIFICADO DE CONCLUSÃO POR FAVOR COMO FAÇO NÃO CONSIGO FALAR ME ENVIE UM NUMERO DE CONTATO MEU NOME JUSSARA SILVA LIRA EMAIL julira62@yahoo.com.br
CurtirCurtir
Bárbara, boa tarde!
Você pode me enviar os slides da aula do dia 12/09 (fundamentos da psicopedagogia)?
grata,
CurtirCurtir
Olá Barbara! Muita paz para você!
Sou Ridalva, aluna do curso de Psicopedagogia Institucional, iniciado ontem. Gostaria de receber os slides da aula de ontem. Aproveito a oportunidade para agradecer pela aula de ontem.
Desde já, agradeço. Forte abraço.
Ridalva.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bom dia, Bárbara! Tudo bem? Tenho interesse pelos slides da aula de Didática realizada em 18/07/2015, você pode enviar para meu email: simonesol.21@hotmail.com. Obrigada!
CurtirCurtir
Olá Professora…
Primeiramente gostaria de dizer que a partir de sua aula meu interesse em psicopedagogia cresceu bastante. Também por todas as aulas que tive nessas 2 semanas mas a sua realmente deu o “start”… Muito grata…
Aproveito pra pedir o material da aula…
Já vi que vou andar muito por aqui pois vi muito material interessante…
Um abraço…
CurtirCurtir
Boa noite professora Barbara, gostaria de receber os slides da aula do dia 12/04/2014 da disciplina Fundamentos da Psicopedagogia Institucional! Gostei muito da aula! Desde já agradeço!
CurtirCurtir
Bárbara . Gastaria que vc mandasse para o meu e-mail os materiais das aulas da turma de Psicopedagogia de janeiro de janeiro 2014. Aluno – José Marcos.
E-mail- santos.silva@gmail.com
CurtirCurtir
Bárbara, por favor me envie os slides da aula de 17/01/2014 (sexta-feira).Agradecida, Ivete
CurtirCurtir
oi professora, gostaria de participar do seu curso como faço? amei seu material.estou finalizando minha formação em pedagogia, moro em SALVADOR.agradeço desde já
CurtirCurtir
Barbara
Suas aulas estão sendo bastante aproveitadas. Gostaria que você enviasse material da aula do dia 19/10 (Didática de Ensino Superior) e Psicopedagogia Clínica do dia 26/10 e fundamentos da Psicologia.
CurtirCurtir
OLÁ MINHA QUERIDA PROFESSORA BARBARA ! GOSTARIA DE RECEBER OS SLIDES DA AULA DE HJ 26/10/2013 PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA, ALÉM DO MATERIAL QUE FOI DISPONIBILIZADO PARA OS DEMAIS ALUNOS ( SE LHE FOR POSSIVEL) BRIGADA PELO GRANDE APOIO, QUE DEUS LHE RECOMPENSE POR SEU MODO DE AGIR.
CurtirCurtir
OLÁ PROFESSORA BARBARA. GOSTARIA MUITO DE RECEBER OS SLIDES DA AULA DE GESTAO EDUCACIONAL DA FAAC DIA 14/09/2013.
SE FOR POSSIVEL PODE ENVIAR OUTROS REFERENTE AO ASSUNTO.
ABRAÇOS! ADOREI SUA AVALIAÇÃO.
CurtirCurtir
Professora Bárbara, sou eu, Maria Adélia, por favor me socorra!
Esqueceu de mim? Assim que puder mande alguma coisa.
Abraços.
CurtirCurtir
Olá prózinha.!Por favor enviar via e-mail o material da aula passada na Faac sobre Fundamentos da Psicopedagogia 27/07/2013.
CurtirCurtir
Oi Barbara, gostaria que você me enviasse o material para fazer minha monografia. Falei com você na Faac, É sobre hiperatividade, abordando os diagnósticos errados, onde geralmente o problema é mais psicológico, tipo falta de limites, de educação, privações sociais ou econômicos, algo assim. O que você acha, dá para fazer um estudo nessa linha? Aguardo retorno,obrigada. Maria Adélia.
CurtirCurtir
Olá Barbara,
gostaria de receber os slides da aula do dia 27/07/13 do curso Psicopedagogia.
Obrigada
Silvia Sodré
CurtirCurtir
Prof. Bárbara, gostaria de receber os slides da aula de sábado dia 25/05/13, do curso Educação Infantil, Disciplina Psicogênese da Linguagem. e-mail: dani.33miranda@hotmail.com
Obrigada!
CurtirCurtir
Olá professora Bárbara, sou aluna de Psicopedagogia- FAAC, gostaria que me enviasse, por favor, o material da aula do dia 11/05/2013 para meu e-mail: janiappaz@gmail.com
Considere, por gentileza, pois o e-mail anterior não está funcionando.
Grata,
Jania Paula
CurtirCurtir
Olá professora Bárbara, sou aluna de Psicopedagogia- FAAC, gostaria que me enviasse, por favor, o material da aula do dia 11/05 para meu e-mail: janiappaz@gmail.com
Grata,
Jania Paula
CurtirCurtir
Olá professora Bárbara, sou aluna de Psicopedagogia- FAAC, gostaria que me enviasse o material da aula do dia 11/05 para meu e-mail: janiapaula@yahoo.com.br. Grata, Jania
CurtirCurtir
Oi Bábara.Por favoer envie pro meu e-mail o material da aula passada na Faac do Curso de Psicopedagiogia(Psicopedagogia clínica para psicopedagogia institucional) patyysilva_2008@hotmail.com.Grata
CurtirCurtir
Bárbara, gostaria de receber o material da aula de hoje (11/05/12) de Psicopedagogia Clínica. Meu e-mail é: luz.i.m@hotmail.com. Obrigada e espero que tenhamos mais alguma(s) aula(s) com você.
CurtirCurtir
Profa. Bárbara
Também gostaria que de ser comunicada sobre sua próxima aula (Distúrbios de Aprendizagem para Psicopedagogia), pois assim como Adalice também sinto necessidade de melhor compreensão sobre o assunto abordado e por essa razão tb não farei comentários a respeito do tema. Gostaria tb que me enviasse os slides da aula (04/05/2013).
Muito obrigada.
e-mail: calu.fonseca@hotmail.com
CurtirCurtir
Profa. Bárbara
Gostaria que de ser comunicada sobre sua próxima aula (Distúrbios de Aprendizagem para Psicopedagogia) na Faac, pois em razão do problema da falta de água, ocorrido no dia 04/05/2013, sinto a necessidade de melhor compreensão sobre o assunto abordado, por isso não farei comentários a respeito do tema tratado.
Grata
Adalice Lima.
CurtirCurtir
Profª. Bárbara Coelho
Enviei-te ontem a minha contribuição 09.05.2013 mais não estou visualizando o meu questionamento, portanto estou enviando novamente.
Sabemos que o processo de aprendizagem tem sido cada vez mais diagnosticado como problemático e caótico, e a responsabilidade tem recaído em quem ensina. O psicopedagogo pode contribuir muito ao detectar na escola como esse aluno se comporta, promovendo intervenção e métodos pedagógicos para um trabalho junto com o professor, família e profissionais, promovendo um crescimento mais eficiente com esse educando.
CurtirCurtir
Vimos nos estudos em sala que, a psicopedagogia promove análise profunda dos problemas da realidade escolar e interpreta os fatores que levam o educando a ter dificuldades para aprender. Sendo assim, o objetivo principal da psicopedagogia é resgatar uma visão global além de identificar as causas, verifica a origem das diversas manifestações dos DA. Dessa maneira, as contribuições do psicopedagogo vão desde saber detectá-los com propriedade, conhecer os termos, as definições e principalmente seus significados. Justamente para não haver visões distorcidas ou até mesmo carregadas de preconceitos.
De suma importância se faz, a atuação do psicopedagogo em uma equipe interdisciplinar para poder apoiar os professores nessa identificação das dificuldades e distúrbios de aprendizagens. Bem como, fazer o seu devido encaminhamento ao profissional especialista.
O psicopedagogo deve também, levar em consideração o devido apoio e orientação a família do educando. Pois, de acordo com Soares\2006 precisamos reconhecer que o processo ensino-aprendizagem é construído sociointeracionalmente. Dessa forma, também concordamos com Novaes\1986 que, a criança ao ingressar na escola já teve experiências vivenciadas em diversas situações e suas reações também terão relação com suas vivências pessoais e conhecimentos prévios que deverão ser considerados.
(lauryanna@hotmail.com)
CurtirCurtir
Olá Barbara, acho que fiz o pedido dos slides das aulas no local errado… Meu e-mail é sts.pedagoga@gmail.com
CurtirCurtir
Oi Barbara, boa tarde!
Gostaria que enviasse p meu e-mail os slides da aula do dia 04/05/2013, curso Psicopedagogia – FAAC.
Obrigada, Claudia Gargur Furtado.
CurtirCurtir
Barbara, por favor envie para mim os materiais de vídeo ou slide que você tiver sobre Distúrbios de Aprendizagem, pois sou coordenadora de uma escola onde estudam crianças com diferentes tipos de DA.
CurtirCurtir
Iolanda Santana de Jesus de Jesus
Professora Barbara, boa noite. Gostei muito da aula da sábado, pois consegui entender que distúrbios de aprendizagens são transtornos que se manifestam por dificuldades significativas de aprender, o que é diferente de dificuldade de aprendizagem. Vale também lembrar dos documentos que você nos orientou para a leitura para da suporte ao nosso trabalho de psicopedagogia dentro das instituições de ensino ( DSM-IV-TR e, CID -10). Amei a aula, pena ser pela metade.
Gostaria de receber os slides da aula de sábado (04/05) para poder mim aprofundar ainda mais nos assuntos.
iolandadejesus@hotmail.com
CurtirCurtir
Professora Barbara,
Boa noite
Venho através desta solicitar os slides da aula do dia 04/05/013, Saliento que a aula da mesma foi excelente pois é um tema que eu gosto muito,pude em pouco tempo tirar algumas dúvida.Vale lembrar que te entregar um mapa conceitual sobre o assunto.Segue abaixo o meu e-mail:
Quésia da Silva Santana- quesiasantana@ymail.com ou quesia.santana@r7.com / quel_god@hotmail.com
Att,
Quesia Santana
CurtirCurtir
OLA! boa noite
Srª Barbara
Segue comentário No que diz respeito a aula do dia 04/05, cujo tema foi disturbio da apredizagem identificação dos disturbios apessar da interferer ncia do tempo, pude perceber que a familia e a base de tudo já que durante a explanação da aula foi dito várias vezes. A mãe e o elo o vinculo da criança, pois quando a mãe tem um problema psicossomáticos a criança posteriormente pode vir a sofrer dificuldades nas dimensões davida, onde neste processo de desenvolvimento a mãe tem um papel muito importante no que diz respeito a socialização do bebe, sendo que todo processo desenvolvimeno tem caracteristica global, sendo esta socialização é realizada ainda na barriga da mãe, não ocorendo esta socialização pode afetar o individuo na fasse escolar ser ter um rendimento satisfatório por estarem compromotidos por ansiedades e tensões psiquicas e neste sentido que quando for encaminhado peloprofessor o psicipedagogo tem que ter um olhar investigativo sempre, para saber se trata de um disturbio de aprendizagem, sendo necessário investigar já que este disturbio não se da no momento imediato observando o que interfere na apredizagem se e disturbio ou se é apenas uma questão interdisciplinar, sendo necessário decodificar a mensagem transmitida, afim de ser encaminahdo ao profissional certo, uma vez que o psicopedagogo não trata do disturbio nas tem que conhece-los, afim de encaminhar-lo corretamente, pois o disturbio faz necessário acompanhamento (é uma doença mental).
Espero está dentro do contexto da disciplina.
Obrigada.
CurtirCurtir
Bárbara!!! Por favor,envie-me os slides da aula de Distúrbios de aprendizagem realizada dia 04/05. E qual o questionamento que devo responder em substituição a atividade que realizariamos em sala de aula?Aguardo noticias.Obrigada!!!
CurtirCurtir
Barbara, gostaria de receber por e-mail os slides da aula sobre Distúrbios de Aprendizagem, do curso de Psicopedagogia Institucional, no dia 04.05.13. Obrigada, Maria Adélia.
CurtirCurtir
Barbara fiz a disciplina no sábado em que as aulas foram suspensas. Preciso muito do texto que você enviou para a FAAC e os “slides” também.Qual é o questionamento que deveremos responder?
ramos.a1967@hotmail.com
A aula foi muito proveitosa e pude perceber que incorremos muitas vezes no erro de perceber dificuldades de aprendizagem com distúrbios de aprendizagem. Esses conteúdos teóricos são muito importantes para entender melhor os sentimentos dos educandos quando apresentam distúrbios de aprendizagem.
CurtirCurtir
Bárbara a aula de hoje foi ótima, pena que não foi o dia todo, gostaria que vc me enviasse o slides da aula de hoje 04/05/13.e-mail ILMAQ.SOCIAL@HOTMAIL.COM
CurtirCurtir
Olá Barbara, lembra que conversei sobre o contato de alguém do CAPS? Fico no aguardo. licasodre@yahoo.com.br– Liliane Sodré
CurtirCurtir
POR FAVOR, PEÇO OS SLIDES DA DISCIPLINA “DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM”L
AULA DE: 06/04/2013, DA PROFESSORA EDIVANA ALEMEIDA.
OBRIGADA!
CurtirCurtir
OLÁ PROFESSORA BARBARA,
RECEBI DOIS ARQUIVOS DE MATERIAL SOBRE FUNDAMENTOS DA INCLUSÃO, MAS ME COLOCO Á DISPOSIÇÃO PARA DICAS DE FILMES, LIVROS E QUANTOS MATERIAS (se possivel também sobre diversidade) PUDER ME ENVIAR PARA QUE EU POSSA ELUCIDAR MEUS QUESTIONAMENTOS SOBRE A TEMATICA , E, EMBASAR MINHA MONOGRAFIA. GRATA PELA COLABORAÇÃO. FORTE ABRAÇO DE SUA ALUNA, GLORIA ALVES.
maria_gloria08@hotmail.com
CurtirCurtir
Paródia: Ziriguidum (TDAH, TDAH…)
Para Detectar
Que o aluno tem déficit de atenção
Não basta só ter a falta de atenção
Tem que ter hiperatividade
E a impulsividade
Refrão: TDAH, TDAH, TDAH, TDAH…
Tem que ser observado
Não só no ambiente escolar
E sim também,
Em outro lugar (Bis)
Refrão: TDAH, TDAH, TDAH, TDAH…
O quadro clínico desses pacientes,
Com a idade precoce, mostram-se irritados.
E vários despertares noturnos
Com choro fácil e sono agitado
Refrão: TDAH, TDAH, TDAH, TDAH…
Na abordagem terapêutica
Bradley foi o primeiro a descrever
O psicofármaco
Que causava dramático efeito estimulante
Nas crianças hospitalizadas
Refrão: TDAH, TDAH, TDAH, TDAH…
Não basta só o teste psicofármaco
Tem que ter outras terapias
Como psiquiatra, psicólogo.
E também intervenção escolar
Refrão: TDAH, TDAH, TDAH, TDAH…
Dependendo das manifestações clínicas
Podem se fazer necessárias
Terapias fonaudiológica,
Corporal, tubo terapia
Ou abordagens psicopedagógicas
Para aprimorar seu desempenho e conduta
Refrão: TDAH, TDAH, TDAH, TDAH…
CurtirCurtir
Paródia: Cada um no seu quadrado (lendo e lendo, só assim fico sabendo)
A escola é um lugar que promove educação
É um palco de sucessos e insucessos meu irmão
Qualidade no ensino todo mundo aqui procura
Desde os tempos mais antigos a batalha é árdua e dura
Refrão: Lendo e lendo, só assim fico sabendo (Bis)
O fracasso escolar é histórico irmão
Todo mundo aqui procura para isso solução
Nelson Claudino Piletti em História da Educação
Aponta muitas experiências de passadas gerações
Que a criança aprendia através de imitações
Refrão: Lendo e lendo, só assim fico sabendo (Bis)
Na educação antiga, num modelo bem estático.
O ensino era voltado para jovens bem simpáticos
Filhos de classes dominantes que podiam ir além
Na escola aprendia a falar e escrever bem
Aí surgiu o pedagogo para criança acompanhar
Era seu objetivo controlar e estimular
Refrão: Lendo e lendo, só assim fico sabendo (Bis)
No período medieval aristocracia e povo
A formação da elite era importante de novo
E treinado para o trabalho novamente era o povo
Que desde a meninice trabalhava e era servil
Não existindo uma ação voltada para o infantil
Surge sociedade letrada com romance e poesia
Logo a universidade já se estabelecia
Refrão: Lendo e lendo, só assim fico sabendo (Bis)
No período moderno é que há revolução
A escola se preocupa do aluno a formação
Baseado no respeito e na psicologia
Que se forma o modelo dessa tal pedagogia
Que ainda se preocupa em agradar a burguesia
Refrão: Lendo e lendo, só assim fico sabendo (Bis)
Na contemporaneidade, transformações radicais
Aconteceram nas escolas de formas fenomenais
Valorizando a infância que sofria tristes ais
Ativista, marxistas, dialética então
A pedagogia sofre toda a transformação
Procurando a melhoria dessa nossa educação
Refrão: Lendo e lendo, só assim fico sabendo (Bis)
Bruner, Piaget, Vigotsky, grandes colaboradores
Da psicopedagogia se tornaram os doutores
Trazendo à aprendizagem novos e ricos valores
O ensino aprendizagem vem de forma criativa
Se tornando aqui o centro da pesquisa educativa
Refrão: Lendo e lendo, só assim fico sabendo (Bis)
Encerramos no momento nossa apresentação
Fazendo-lhe uma pergunta para a reflexão
É para todos a qualidade no direito a educação?
CurtirCurtir
Barbara, a partir desses novos conhecimentos vejo como é importante rever conceitos, obrigada. Segue meu e-mail lulfonseca@hotmail.com, gentileza enviar slides das aulas curso de férias de Psicopedagogia. Obrigada. Desejo a você Sucesso sempre!
CurtirCurtir
Adorei a aula!
e-mail edinairsantos@yahoo.com.br
Obrigada.
CurtirCurtir
Barbara, gostaria de receber os slides das aulas desta semana do curso de Psicopedagogia. Meu e-mail
CurtirCurtir
Barbara, a aula de hoje foi bastante proveitosa. gostaria que me enviasse o material para que eu possa ler mais detalhadamente.
grata,
Tania Sousa
taniacsantana2012@hotmail.com
CurtirCurtir
Professora Barbará,
Muito proveitosa a aula de hoje, gostaria de receber os slides.
E-mail: Kasafilos@hotmail.com
Abraços. ( Antonia N. Bastos)
CurtirCurtir
Bárbara gostaria de receber os slides da aula de sábado dia 17/12/12 de Psicopedagogia sobre Disturbios de aprendizagem. Obrigada.
CurtirCurtir
Adorei !Segue meu e-mail joelma1972pr@hotmail.com
CurtirCurtir